Fonte: Prefeitura de C
Cacoal tem um novo secretário municipal de Agricultura desde a manhã desta segunda-feira (5), quando assumiu a pasta Toninho da Emater. Em uma cerimônia que lotou o auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), a prefeita Glaucione Rodrigues falou da sua ligação com o setor produtivo e anunciou que o ex-titular da Pasta, Donizete Souza da Silva, continua na administração municipal. Além de produtores rurais, vereadores e secretários municipais, representantes da Associação Comercial e Industrial (Acic) e Sebrae, o deputado estadual Juracy Barbosa Moreira (Só na Bença) participou da posse de Toninho da Emater, que teve 75% da preferência entre um grupo de produtores ouvidos pela prefeita Glaucione.
Para a prefeita, Cacoal tem atenção aos pedidos dos produtores rurais e a reforma dos carreadores é o que mais tem sido solicitado. Mesmo com as informações de mais de cinco mil propriedades, a prefeita disse que é preciso ampliar o parque de máquinas da secretaria para que todas sejam atendidas. Para que isso seja possível, a prefeita diz que busca apoio em Brasília e que o deputado federal Nilton Capixaba, de Cacoal, tem destinado recursos para esse fim. Ainda no primeiro semestre de 2018 os maquinários devem ser entregues, como informou Glaucione Rodrigues.
Para o vice-prefeito do município, Elcirone Deiró, Cacoal tem uma vocação claramente agrícola e é preciso dar a esse setor todo suporte para que possa continuar se desenvolvendo. Ele considera ainda a agricultura o carro-chefe da economia local, com geração de empregos e riquezas, fortalecendo a imagem de Cacoal no cenário estadual.
Representando a Câmara de Vereadores, o presidente do Paulo Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema) lembrou do empenho do ex-secretário Donizete Souza da Silva, para conduzir a pasta e, mesmo com dificuldades, como disse, conseguiu dar resultados ao setor. O presidente da Câmara se colocou à disposição para ajudar o novo secretário no que precisar.
Em seu discurso de posse, Toninho da Emater abordou diretamente três pontos: café, leite e piscicultura. Se dizendo essencialmente um técnico da Emater, demonstrou conhecimento ao falar rapidamente sobre projetos para fortalecimento do setor produtivo de Cacoal e pediu que o diálogo seja o caminho para que conflitos sejam solucionados. O novo secretário, que terá ainda ao seu lado o ex-secretário de Obras Valdeir de Andrade (Benê) e José Carlos Nunes, afirmou que seu trabalho será pautado pela gestão, organização planejamento e resultado, sempre colocando as necessidades do produtor rural de Cacoal em primeiro lugar.